5 cuidados que todo caminhoneiro deve tomar

Você está em Inicial Infome Ibor 5 cuidados que todo caminhoneiro deve tomar
16/06/2020

5 cuidados que todo caminhoneiro deve tomar

A vida de caminhoneiro requer alguns cuidados importantes para garantir sua própria saúde e a segurança na estrada.
Por isso reunimos cinco principais cuidados que motoristas de caminhão devem ter e nunca se esquecer:

Ter uma boa noite de sono

Para estar totalmente focado na direção, é preciso estar com o corpo e a mente bem. Por isso, estar com o sono em dia é essencial para se manter alerta e descansado durante a viagem.
Quando dormimos bem, nosso corpo e mente ficam descansados, consequentemente teremos um dia seguinte muito mais produtivo. 

Além disso, uma boa noite de sono pode trazer inúmeros benefícios para saúde, como: evitar doenças cardiovasculares e cardíacas e, também, sobrepeso e pressão alta.
E mesmo fora do ambiente de trabalho, é recomendável que um adulto durma por volta de oito horas por dia, para que tenha disposição e um organismo forte para encarar o dia.

Postura correta

Para quem dirige, a postura faz toda a diferença. Além de ajudar a prevenir dores musculares, ao acertar a postura, você evita o cansaço, o desgaste e até mesmo problemas em várias partes do corpo como coluna, ombros e pernas.

Para manter uma postura adequada, ajuste bem o assento e dirija com as costas encostadas no banco.
Fazer alongamentos nas paradas também ajuda a relaxar e pode reduzir a tensão dos músculos, ativar a circulação do sanguínea e diminuir dores musculares.

Fazer check-ups regularmente

Como um caminhão, nosso corpo precisa de manutenção regularmente, não é mesmo? 
Além de aproveitar o tempo livre com a família e amigos, aproveite também para checar se seu corpo está funcionando corretamente! O check-up é fundamental, para podermos identificar e tratar alguma patologia.
Agende uma consulta com um médico para, pelo menos uma vez ao ano, fazer uma bateria de exames e ver se anda tudo bem com a sua saúde.

Cuidar da alimentação

Sabemos que dependendo da viagem é mais difícil achar algum lugar para se alimentar, mas necessário ficar de olho na própria alimentação. 

Passar um tempo sem se alimentar pode abaixar sua pressão, causar sonolência e até mesmo tirar a sua atenção.

Por isso, busque sempre fazer de maneira consciente as três refeições do dia, café da manhã, almoço e janta, e tenha sempre uma alternativa na boleia como biscoitos, barrinhas de cereal e suco.

Usar protetor solar

Na hora de pegar a estrada, não devemos nos esquecer de um dos mais importantes companheiros de viagem: o filtro solar! 

Não é só quando vamos à praia que usamos. O sol contínuo da estrada também pode afetar sua pele. Por isso ,o uso diário do filtro solar se faz necessário, evitando queimaduras, envelhecimento precoce da pele, manchas e o câncer de pele.


Ibor Transportes | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛