Saúde do Caminhoneiro: 7 dicas para melhorar a vida nas estradas

Você está em Inicial Infome Ibor Saúde do Caminhoneiro: 7 dicas para melhorar a vida nas estradas
13/07/2020

Saúde do Caminhoneiro: 7 dicas para melhorar a vida nas estradas

A vida na estrada é repleta de benefícios e liberdades, mas para que a sua saúde, caminhoneiro, esteja em dia e assegurada é necessário adquirir ou manter alguns hábitos durante as viagens! Pensando nisso, separamos sete dicas para melhorar sua vida nas estradas:

Ter uma boa noite de sono:

Viajar por dias à fio é cansativo, por isso ter o sono regulado e dormir pelo menos de seis a oito horas por dia é o ideal para manter o corpo saudável e disposto.
Uma boa noite de sono é indispensável para um dia ativo e consequentemente para a segurança na estrada.

Evitar o estresse:

Para estar totalmente focado na direção, é preciso estar com o corpo e a mente bem. Evite pegar a estrada cansado, depois de discussões ou situações de estresse.
Na estrada, evite se estressar com o trânsito ou com situações que possam acontecer, isso irá fazê-lo viajar mais tranquilo e seguro

Manter a postura correta ao dirigir:

Ao acertar a postura, você evita o cansaço, o desgaste e até mesmo problemas em várias partes do corpo como coluna, ombros e até mesmo pernas. Para manter uma postura adequada, ajuste bem o assento e dirija com as costas encostadas no banco.

Ter uma alimentação saudável e balanceada: 

Sabemos que dependendo da viagem é mais difícil achar algum lugar para se alimentar, mas é necessário ficar de olho na própria alimentação. Passar um tempo sem se alimentar pode abaixar sua pressão, causar sonolência e até mesmo tirar a sua atenção. Por isso, busque sempre fazer de maneira consciente as três refeições do dia, café da manhã, almoço e janta, e tenha sempre uma alternativa na boleia como biscoitos, barrinhas de cereal e suco.

Não tomar medicamentos sem prescrição médica:

A automedicação é uma medida perigosa para os caminhoneiros que sentem algum tipo de incômodo durante as viagens ou até aqueles que querem se manter acordados durante o trajeto.
Por isso, além de uma boa noite de sono, como falamos acima, qualquer desconforto mental ou físico deve ser necessário consultar um médico!

 Fazer alongamentos e pausas:

Além de ajudar a relaxar, um bom alongamento pode reduzir a tensão dos músculos, ativar a circulação do sanguínea e diminuir dores musculares. Aproveite a espera de um descarregamento ou uma parada para alongar pernas, braços, pescoço e costas, sempre lentamente e na mesma duração de tempo para os dois lados do corpo!

Manter contato com a família:

Dias longe de casa fazem parte da vida de caminhoneiro, e lidar com a saudade da família é, sem dúvidas, uma das partes mais difíceis.
Mas, para aliviar a saudade e deixá-los tranquilos e despreocupados, é importante manter o contato.
Ligações e chamadas de vídeo são a principal forma de se comunicar durante as viagens, e claro, nunca mexa no celular ao volante, a sua segurança e a de outras pessoas está em risco. Faça as ligações nos horários de parada.

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛