Dicas de Segurança no Trânsito

Você está em Inicial Infome Ibor Dicas de Segurança no Trânsito
25/09/2020

Dicas de Segurança no Trânsito

No dia 25 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Trânsito, por isso hoje vamos reforçar com vocês algumas dicas importantes de segurança nas estradas. Por mais que todos saibam a teoria, na prática as coisas costumam ser bem diferentes. Os índices de acidentes envolvendo caminhões têm caído nos últimos anos, mas os riscos ainda existem e o caminhoneiro deve fazer a sua parte para evitar que o pior aconteça. Fique ligado!

Inspeção em dia

Antes de pegar no volante, você precisa ter certeza de que o caminhão está em condições de seguir viagem. Por isso é importante verificar a parte mecânica e elétrica, pneus, freios e tudo mais. Não esqueça de conferir também a sua documentação, do caminhão e da carga, ok? E claro: lembre-se de encher o tanque sempre antes de sair.

Use cinto de segurança

Pode parecer batido falar sobre o uso do cinto, mas temos que falar. Mesmo que você ame dirigir horas na estrada, a semana toda, é cansativo e muitos motoristas acabam relaxando um pouco, e a primeira coisa que fazem é tirar o cinto. Além de infringir gravemente a lei, você coloca em risco a sua própria segurança. Vamos ser conscientes! Outra dica importante para os nossos motoristas Ibor durante a direção é ajustar corretamente o banco, apoiando bem o seu corpo no assento, e dirigir com os braços e as pernas ligeiramente dobrados – isso ajuda a diminuir os riscos de lesões.

Respeite as leis de trânsito

Outro clichezão sempre lembrado aqui e que se todo mundo respeitasse de verdade, o número de mortes e acidentes nas estradas seria menor, são as leis de trânsito. O que mais vemos por aí são motoristas imprudentes que ousam ultrapassar onde é proibido, abusam da velocidade ou simplesmente não prestam atenção nas sinalizações. O excesso de confiança também pode ser um perigo, principalmente para os velhos de guerra que já viveram de tudo e saíram ilesos. Na estrada você não pode contar com a sorte.

Olha o excesso de carga!

Os caminhões são veículos tão robustos que aguentam carregar cargas muito, absurdamente pesadas, mas para tudo tem limite. Quando um caminhão tomba, o estrago é grande, e para chegar a esse ponto é porque ele estava bem sobrecarregado. Mesmo com a fiscalização nas estradas, alguns motoristas abusam e extrapolam o peso limite. Consequência: aumento das chances de provocar acidentes, principalmente ao fazer uma curva ou ultrapassagem.

Não pare em qualquer lugar

Isso já virou uma regra e é importante que todos os caminhoneiros tenham atenção. Só se deve parar o caminhão em locais seguros, principalmente se for para passar a noite. O ideal é planejar e se informar sobre esses possíveis pontos de parada antes de pegar estrada. Infelizmente, há muitos tipos de cargas que são visadas por aí, e essas paradas em regiões mais afastadas, sem estrutura por perto são um prato cheio para bandido. Por isso, durante sua pausa evite comentar o que está transportando e para onde vai. Ok?

Dirija sem pressa!

Nada tem mais valor do que a sua própria vida. Seja qual for o motivo do seu atraso, tenha responsabilidade e nunca ultrapasse os limites de velocidade. O número de caminhões pelas estradas é grande e se cada um fizer a sua parte, as chances de todos chegaram bem ao seu destino são maiores. Melhor ainda é voltar para casa tranquilo para matar a saudade da família.

 

A gente sabe que malha rodoviária de nosso país está longe de ser das melhores, mas é por meio delas que é feito o abastecimento de boa parte das mercadorias que consumimos diariamente. Por isso, nós contamos com você, caminhoneiro, para que siga sempre com responsabilidade e respeitando as leis do trânsito por este mundão à fora.

Qual outra dica você daria para o seu parceiro de estrada? Comente aqui abaixo.

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛