Outubro Rosa: essa luta também é sua!

Você está em Inicial Infome Ibor Outubro Rosa: essa luta também é sua!
2/10/2020

Outubro Rosa: essa luta também é sua!

A conscientização é o primeiro passo para cuidarmos ou nos protegermos de algo. A campanha mundial do Outubro Rosa tem justamente essa proposta: alertar as pessoas sobre uma doença que atinge mulheres, principalmente a partir dos 40 anos: o câncer de mama.

O diagnóstico precoce possibilita as chances de cura em até 95%, por isso é fundamental estar bem informado e manter os exames em dia. A Ibor se preocupa com a saúde e o bem-estar de nossas caminhoneiras, assim como todos nós devemos cuidar de nossas  esposas, mães, irmãs, filhas, sobrinhas em casa, que deixamos em casa, mas levamos sempre cada uma dentro do peito quando partimos para as estradas.

Por isso, fique por dentro também sobre esse tema para que você possa ajudar a proteger quem você mais ama.

O que é o Outubro Rosa?

É uma campanha que acontece em todo o mundo que busca chamar a atenção das pessoas para ajudar no combate ao câncer de mama, por meio de diversas ações em prol da saúde da mulher. Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o índice de mortalidade em relação aos outros países é baixo, enquanto número de incidência da doença no Brasil é alto. Os desafios ainda são muitos e a campanha do Outubro Rosa é fundamental para levar informação para mulheres de todas as classes e regiões do país. 

Os exames têm se tornado mais acessíveis ao longo dos anos e, em ação do Outubro Rosa, diversas cidades disponibilizam uma unidade móvel que visita alguns bairros oferecendo gratuitamente o exame de mamografia à comunidade. Por isso, vale ficar atento à programação de atividades em sua cidade.

Câncer de Mama: o que você precisa saber

O câncer de mama é um tumor formado por várias células anormais. A fase inicial geralmente é assintomática, e por isso não é possível perceber pelo toque, apenas por meio de exames como a mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. Assim, o recomendado é que mulheres acima dos 40 anos façam algum desses exames uma vez ao ano. Com o avançar da idade, os riscos aumentam e os cuidados com a saúde devem ser acompanhados mais regularmente por um médico.

Causas

Não existe uma causa exata para o surgimento da doença. São diversos fatores, além da idade avançada, que podem contribuir para o câncer de mama. Veja só:

  • Histórico familiar  (também vale para homens)
  • Não ter filhos e não amamentar
  • Menstruação antes dos 12 anos
  • Menopausa tardia
  • Álcool e cigarro
  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Contraceptivos hormonais

Prevenção

Conforme você percebeu acima, alguns fatores não tem como controlar, como genética, menstruação, menopausa, amamentação… mas é possível, desde cedo, optar por uma vida mais saudável e sem excessos.  A questão do peso é muito importante, pois a gordura pode alterar suas taxas hormonais, estimulando a reprodução de células mamárias que podem se tornar cancerígenas. Não dê bobeira!

Mitos sobre a doença

Há diversas teorias em torno do câncer. Com tantos produtos industrializado e artificiais  que consumimos, e a nossa exposição em tantos outros procedimentos tecnológicos que podem comprometer a nossa saúde a longo prazo, dá mesmo para desconfiar do que ouvimos por aí. Porém, se tratando de uma doença tão séria, é preciso estar bem informado para se proteger de verdade. Por isso, fique atento às mentiras que circulam por aí.

NÃO É VERDADE QUE:

Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama

– Esse produto não é capaz se fazer alterações nas células para causar um câncer.

O silicone nos seios impede o autoexame

– O silicone não irá romper ou se deslocar por causa do autoexame. Porém ele pode dificultar um pouco que a mulher sinta a presença de algum caroço. No entanto, todas as mulheres  devem sempre fazer!

Homem não tem câncer de mama

As chances são bem menores, mas homem também pode ter câncer de mama sim, principalmente se houver casos na família.

Somente pessoas mais velhas têm câncer de mama

– A incidência da doença é maior em mulher acima dos 40 anos, mas existem casos de jovens em torno dos 20, 30 anos também, são mais raros.

O câncer é uma doença contagiosa

– Ele pode ser hereditário, porém jamais contagioso. Não confunda!

Apoie também a campanha do Outubro Rosa e compartilhe essas informações com seus amigos e sua família. A conscientização é a melhor forma de você proteger quem você ama!

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛