Manter a postura correta pode deixar a sua viagem muito mais tranquila

Você está em Inicial Infome Ibor Manter a postura correta pode deixar a sua viagem muito mais tranquila
20/11/2020

Manter a postura correta pode deixar a sua viagem muito mais tranquila

Vem chegando o final de ano e, com ele, o cansaço. O corpo sente mesmo, principalmente para quem vive rodando estrada afora. Trabalhar sentado, dirigindo durante o dia todo exige um cuidado maior com a postura para que, com o tempo, isso não vire um problema para a sua saúde.

Essa é uma daquelas questões que sempre reforçamos aqui aos nossos motoristas, pois com saúde não se brinca. Para evitar sérias lesões, manter uma boa postura pode até mesmo te ajudar a se concentrar no trajeto. É tudo uma questão de aprendizado e hábito. 

Então se ajeite por aí e veja estas dicas que separamos para você dirigir de forma correta: 

Modo certo de sentar

Regule o assento para que ele fique no ângulo de 90º ( aquele fazendo o desenho de um “L”), ou o mais próximo disso. É a postura ideal para que você apoie bem as costas e mantenha as pernas e os braços parcialmente dobrados, sem causar tensões enquanto dirige.

Quer uma dica? Estenda os braços para frente e veja se o seu pulso encosta no alto do volante com facilidade. Esta é a posição correta.

Lembre-se ainda de alinhar tudo isso ao retrovisor. Você não deve esticar o pescoço para olhar nos espelhos, apenas mexer os olhos para enxergá-los, viu?

Apoio para os braços 

Um detalhe tão simples, mas que faz toda a diferença é você instalar um apoio para os seus braços no banco, assim você evita que eles fiquem o tempo todo suspensos. O certo é regular conforme a altura do seu cotovelo, ok?

Encosto para a cabeça

Um ajuste que acaba passando batido por alguns motoristas, o encosto para a cabeça é tão importante quanto o cinto de segurança e precisa sim estar sempre regulado. O ideal é que você o posicione conforme a sua altura, tendo como referência a direção dos olhos. Além de ajudar a deixar a sua postura mais alinhada, protege o seu pescoço e toda a sua coluna cervical de possíveis lesões graves, em caso de acidentes.

Descanso dos pés

A forma como apoiamos os pés acaba sendo um vício que a gente faz toda hora e nem percebe, só quando aparece um desconforto ali, ou uma dorzinha. Por isso, fique atento para deixar os seus calcanhares sobre o assoalho da cabine, e não descansando sobre os pedais ou embaixo do banco. 

– Não esqueça o alongamento!

Entre um pausa e outra, procure se esticar quando descer da boleia, jogando o corpo para as pontas dos pés, depois vai lááá embaixo (dentro de suas limitações, é claro), e alongue também para os lados. 

Um tempinho que você consegue se movimentar durante o dia já te ajuda a prevenir diversas lesões. O jeito como você se senta, passa a marcha, apoia as mãos no volante e os pés sobre os pedais diz muito sobre a sua saúde. Sempre que tiver dúvidas ou sentir que algo não está funcionando bem, consulte um profissional para orientá-lo.

Bora colocar isso tudo em prática para que você possa aproveitar a sua vida nas estradas da melhor forma, por muito mais tempo e sem dores. Conhece alguma outra dica boa para quem passa horas no volante? Conte aqui para gente nos comentários!

 Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛