Lei Seca: um respeito à vida

Você está em Inicial Infome Ibor Lei Seca: um respeito à vida
18/12/2020

Lei Seca: um respeito à vida

Direção e álcool sempre foram duas coisas que nunca combinaram, mas muitas pessoas ainda se arriscam e causam graves acidentes. Mesmo que em algumas cidades, como Belo Horizonte, tenha sido proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, devido à pandemia, vale sempre reforçar o alerta nesta época do ano em que aproveitamos para curtir um pouco mais o momento com os amigos e a família.

Lei Seca

A  lei nº 11.705, vulgo Lei Seca, foi criada, em 2008, justamente para diminuir o índice de acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados ou sob efeito de substâncias psicoativas. Nela, também inclui a proibição da venda de álcool ao longo de rodovias federais. Durante esses 12 anos, a Lei Seca foi se tornando cada vez mais rígida, como forma de tentar garantir a sua eficácia. O motorista que é pego hoje dirigindo alcoolizado:

  1. Está sujeito à multa gravíssima de R$2.934,70

  2. O veículo fica apreendido
  3. Tem a habilitação de dirigir suspensa por 12 meses

Nos casos em que o nível de álcool no sangue do condutor passa de 0,3ml/l, ele corre o risco de ser preso por um período de 6 a 12 meses. Isso se não se envolver em acidentes com vítimas..

Vale destacar que, hoje em dia, a Lei Seca tem tolerância zero para qualquer nível de álcool presente no sangue do motorista, ou seja, se for parado na blitz após ingerir o mínimo de bebida, multa!

Álcool no sangue

O processo é simples de entender: você bebe, o álcool vai para o estômago, lá ele é absorvido, cai na corrente sanguínea e corre por todo o seu corpo, inclusive cérebro. 

Se você beber na noite que antecede uma viagem, é importante considerar pelo menos 12h até que pegue o volante. Dentro dessas horas, o bafômetro ainda pode detectar a presença de álcool no sangue. 

Por isso, não confie no papo de que o efeito da bebida passa depois de 3h não. Cada organismo reage de um jeito, variando de acordo com idade, peso, alimentação, e por aí vai…

Outro mito é achar que tomando café, aspirina, um banho gelado ou comer doce você elimina o álcool do corpo. Não caia nessa! Se extrapolar mesmo na bebedeira, entornar todas, aí então você espera 24h para passar de vez a ressaca e poder rodar na estrada com mais segurança. Ok?

Se beber, não dirija!

O simples fato de encarar uma rodovia, ou simplesmente dirigir na cidade, com sobriedade já exige uma certa atenção, e mesmo assim os riscos estão ali, ousar pegar a direção embriagado não tem a menor condição. Por mais que você se ache resistente à bebida, ou não se sinta alcoolizado, o seu corpo sabe e sente os efeitos:

  • Falta de atenção, alteração na percepção e coordenação motora;
  • Perda de reflexos e noção da realidade;
  • Dificuldade na capacidade de raciocinar;
  • Comprometimento dos sentidos, principalmente visão e audição;
  • Fala arrastada, sonolência, vômitos;
  • Diarreia e queimação no estômago;
  • Dor de cabeça, dificuldade para respirar;
  • Amnésia alcoólica (falhas na memória)
Viu que esse assunto não é brincadeira, né? Curta o fim de ano com responsabilidade! Misturar bebida e direção pode ser um caminho sem volta! Marque aqui o seus amigos para que eles também fiquem atentos à Lei Seca e respeitem a vida 😉

 Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛