5 vícios de direção que devem ser evitados

Você está em Inicial Infome Ibor 5 vícios de direção que devem ser evitados
29/01/2021

5 vícios de direção que devem ser evitados

Para muitos caminhoneiros, dirigir é uma verdadeira terapia. Quem ama mesmo rodar estrada afora, nem sente as horas passarem, só vai…

Ao longo do tempo, isso se torna algo tão natural e automático, que às vezes surgem alguns vícios de direção que você não percebe, mas que podem comprometer a sua segurança. 

Você já parou para observar isso? É sempre fácil a gente enxergar no outro, mas se pensarmos bem, nós temos alguns hábitos que deveriam ser corrigidos. Por isso, separamos aqui os 5 vícios mais comuns de direção que muitos motoristas têm.

Deixar o caminhão em ponto morto nas descidas

O famoso “descer na banguela” é um péssimo vício das antigas de colocar o caminhão em ponto morto e ir num embalo só. Além de sobrecarregar os freios (visto que os freios do motor estão desligados), gasta ainda mais combustível e coloca a sua segurança em risco de perder o controle do seu caminhão desengrenado. 

 

Dirigir com apenas uma mão no volante

Pode parecer uma atitude bem inocente, mas que compromete a sua direção na estrada  e sua ergonomia. Passados anos, o seu ombro começa a dar sinais dessa má postura. Sem contar ainda que o motorista pode ser multado, então, fique atento!

 

Descansar o pé na embreagem

O sistema de embreagem pode ter a sua vida útil reduzida em até 50% se você deixa sempre o pé apoiado na embreagem. O mesmo acontece quando você segura o carro em subidas. O ideal mesmo é utilizar o freio e pisar na embreagem apenas na hora do arranque, paradas e trocas de marcha.

 

Esquentar o motor com o veículo parado

Essa é uma prática antiga que os motoristas fazem, por força do hábito, até hoje que é desnecessária. O motor dos caminhões atualmente se aquecem logo quando o pesado começa a rodar. 

 

Usar o celular enquanto dirige

Todo mundo sabe que é errado, mas muitas pessoas se arriscam em alguns segundos para olhar uma mensagem, mandar um áudio, fazer um vídeo ou ligar uma música. Por mais rápido que seja, é o suficiente para causar um acidente e o motorista ainda é multado por infração gravíssima. Não vale a pena!

 

E aí, se identificou com algum desses vícios? A responsabilidade de pegar no volante é grande, e por mais profissional que seja, é preciso se atentar ao nosso comportamento na estrada e com o caminhão.

 

Marque aqui aquele seu parceiro de pista para que ele também procure se policiar e siga sem essas “manias”.  

 

 Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛