Mitos e verdades sobre caminhões

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19/02/2021

Mitos e verdades sobre caminhões

 

Não existe melhor entendedor de caminhão do que o próprio caminhoneiro, não é verdade? E para quem já é mais experiente então, pode dar uma aula sobre os mais diversos tipos e modelos, não faltarão assunto, palpites e opiniões. Porém, no meio disso tudo que ouvimos por aí, é importante saber filtrar as informações verdadeiras mesmo para não se enganar.

Assim como vemos automóveis mais modernos e tecnológicos, os caminhões também evoluíram ao longo dos anos, facilitando a vida de quem vive na estrada. Por isso, vale considerar que algumas verdades ditas há 20, 30 anos, não condizem com a realidade dos veículos de hoje.

Nós separamos para você alguns fatos sobre caminhão que são MITOS ou VERDADE. Certamente, entre uma parada e outra, você já escutou alguma dessas frases. Veja só:

Deve-se aquecer sempre o motor antes de começar a rodar

MITO – Isso não faz mais sentido hoje em dia. Quem é velho de guerra lembra da época em que precisava ligar o caminhão meia hora antes de sair para deixá-lo esquentando.Com a injeção eletrônica e os atuais óleos lubrificantes, não há mais necessidade de ter essa preocupação com a temperatura do motor na hora de ligar. 

Descer no ponto morto economiza combustível

MITO – Outro costume antigo que, além de não funcionar mais, pode colocar a sua vida e a do em risco. Descer na “baguela” não faz o seu caminhão gastar menos combustível, pelo contrário, só traz prejuízo, pois a injeção libera ainda mais combustível para o motor girar. Como o sistema de injeção eletrônica dos novos caminhões é automático e inteligente, o motor por si só, sob comando da marcha engatada, já diminui o consumo de combustível. Se esse for o seu problema, pode seguir despreocupado.

Deve-se calibrar o pneu apenas quando eles estiver frio

VERDADE – Para que a borracha do pneu fique mais rígida, o ideal é calibrá-lo frio, cerca de 4h parado antes, quando ele se encontra em sua temperatura padrão, que é de 21º. Alguns podem até achar frescura, mas manter a pressão adequada dos pneus garante mais estabilidade e evita o desgaste precoce.

O aditivo do radiador é indispensável

VERDADE – Uma forma de aumentar a durabilidade das peças do seu caminhão é não deixar de usar um aditivo no radiador. Ele melhora as propriedades da água, evitando que o motor congele nos dias frios ou superaqueça no calor e ainda protege o interior do motor contra o desgaste precoce e a ferrugem. É uma coisa tão simples que muitos ignoram, mas que faz toooda a diferença para a vida útil do caminhão. Fique ligado!

Passar óleo de mamona no chassi evita corrosão

MITO – Com certeza, você conhece alguém que, depois de lavar o chassi do caminhão, passa óleo de mamona achando que vai protegê-lo mais da corrosão.

O que acontece, na verdade, é o contrário, pois o óleo só vai fazer com que acumule mais impurezas e minério, formando uma goma. Além disso, as peças emborrachadas, como vedações e mangueiras, podem ressecar. Portanto, não invente moda! A própria tinta do chassi já é anticorrosiva, e se você quer dar uma caprichada na limpeza, procure produtos adequados para não danificar o caminhão.

E aí, você já tinha escutado alguma dessas verdades (ou mentiras) durante sua jornada como caminhoneiro? É sempre importante ouvir mais de uma opinião e se informar bem antes de tomar certas decisões relacionadas a caminhões.

Compartilhe essas informações também com os seus companheiros de estrada para eles não caírem nessas ideias “tortas” que a gente ouve por aí.

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