O motor superaqueceu, e agora?

Você está em Inicial Infome Ibor O motor superaqueceu, e agora?
9/04/2021

O motor superaqueceu, e agora?

Certamente, a maioria dos caminhoneiros já passaram por um aperto desses pelo menos uma vez na vida. Mesmo que você tome os cuidados básicos antes de dirigir, imprevistos acontecem, e no meio do caminho, quando você menos espera, percebe a luzinha vermelha acesa no painel indicando que o motor superaqueceu.

Esse é um tipo de problema simples de resolver, porém muito sério se for ignorado. Diversos fatores podem contribuir para isso, como falta de água, óleo velho ou abaixo do nível. O motorista deve estar sempre atento aos sinais que o pesado possa apresentar. Antes de te passar algumas dicas sobre o que fazer nessa situação, nós vamos te mostrar como saber se o motor está aquecendo demais. 

3 sinais de que o motor a diesel esquentou

Um motor a diesel é capaz de suportar temperaturas de até 100ºc, porém quando ele aquece muito, compromete o funcionamento geral do veículo, podendo colocar em risco a sua segurança também. Além do alerta da luz vermelha que aparece no painel, o caminhão  dá indícios de que tem alguma coisa estranha acontecendo. Veja só!

1) Perda de desempenho – o motor já não funciona tão bem como em condições normais;

2) Fumaça branca ou vapor saindo do capô;

3)Ruídos anormais podem acusar o superaquecimento ou um problema que possa causá-lo.

Vale destacar ainda que, em veículos com ar condicionado, se o motor aquece muito, o ar começa a sair quente ao invés de frio. Fique ligado nisso também!

O que fazer?

Detectado os sinais que mencionamos acima, não precisa ficar nervoso. Apenas siga essas orientações que a Ibor separou para você que no final dá tudo certo.

– Pare o veículo imediatamente

Não ignore os sinais! Logo que possível, pare num local seguro, (se for no acostamento, utilize triângulo de sinalização), desligue o veículo e saia.

– Deixe o motor esfriar

Por cerca de 40 minutos, deixe o motor esfriar. Aproveite o tempo para se comunicar com alguém, se hidratar, comer algo, se alongar, mas não mexa no caminhão.

– Levante a tampa do capô 

Passado esse tempo, com o moto já frio, levante a tampa do capô do motor com bastante cuidado para não se queimar com o vapor quente que irá sair.

– Verifique o nível da água

Muito provavelmente, você irá precisar completar o radiador com mais água para seguir viagem. Nisso, é importante ficar atento e observar se a água está realmente vazando. O problema do superaquecimento às vezes deve ser apenas esse, mas não descarte as outras possibilidades até levar o pesado ao mecânico.

Essas são apenas as principais orientações que o caminhoneiro deve se lembrar ao perceber que o motor aqueceu demais. Seria como os primeiros socorros para que você consiga seguir viagem até o seu destino ou alguma cidade mais próxima, onde então deverá levar o caminhão para uma oficina mecânica.

A sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Agora que você já anotou nossas dicas, compartilhe esse post com os seus amigos de estrada para que eles também não corram riscos numa situação dessas e saibam o que fazer.

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛