Aquaplanagem: o que fazer para evitar acidentes?

Você está em Inicial Infome Ibor Aquaplanagem: o que fazer para evitar acidentes?
30/04/2021

Aquaplanagem: o que fazer para evitar acidentes?

A gente sabe muitas teorias de tudo quando vira caminhoneiro, mas só mesmo a prática para nos ensinar de verdade sobre a vida na estrada. É cada situação imprevisível que só enfrentando para saber lidar. Quem nunca se deparou com uma pista molhada e perdeu total controle do pesado por conta de uma aquaplanagem?

Esse é um fenômeno comum de acontecer quando a pista está molhada e o veículo em alta velocidade. Ao formar um lençol d’água, o pneu perde aderência ao solo e parece que você está flutuando na água, e não consegue mais controlar o caminhão. Pode parecer loucura, mas acontece e é possível sair dessa com segurança.

Para saber o que fazer nessas horas, a Ibor separou aqui algumas dicas básicas para você. Veja só!

Como sair da aquaplanagem?

– Mantenha a calma e tente se concentrar no momento

Não adianta desesperar. Você precisa ter calma para raciocinar e não agir por impulso.

– Tire o pé do acelerador suavemente

Qualquer movimento brusco nessas horas pode fazer você patinar e derrapar na pista. Por isso, comece a aliviar o acelerador para diminuir a velocidade naturalmente.

– Não pise no freio

Se o veículo tiver freios ABS, você pode frear, caso contrário, evite pisar no freio. Para evitar uma colisão, pise bem levemente, de forma que não trave as rodas e você não rode na pista.

– Mantenha as mãos firmes no volante

Neste primeiro momento, siga em frente e evite fazer manobras neste momento, tentando deixar os pneus sempre retos. No caso de curvas, tenha o máximo de cautela e mantenha o volante voltado para a direção da curva. Não vire mais e espere que o caminho se complete para mexer no volante. Siga desta forma até sentir que recuperou o controle do caminhão.

– Movimente aos poucos o volante numa velocidade bem baixa 

Após perder velocidade e se sentir mais seguro, comece a movimentar levemente o volante de um lado para o outro. Logo o caminhão irá sair do lençol d ‘ água, os pneus voltarão ao solo e você voltará a ter controle de tudo. 

Como evitar a aquaplanagem?

Para que você não passe por uma situação dessas e várias outras que possam te colocar em risco ao dirigir na chuva ou em pista molhada, pratique a direção defensiva. Isso significa:

  • Reduzir a velocidade em pelo menos um terço em dias de chuva;
  • Verificar sempre a calibragem dos pneus antes de viajar. Há grandes chances de aquaplanar quando estão com 30% a menos da quantidade de ar ideal;
  • Evitar rodar na estrada com o pneu careca.

Agora que você já sabe de tudo isso, não precisa mais se apavorar quando começar a chover ou se deparar com uma poça d’água gigante. Mantenha a calma e faça a sua parte!

Compartilhe este conteúdo com seus colegas de pista também para que eles saibam o que fazer quando aquaplanar!

 

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛