Respeite as leis e evite multas!

Você está em Inicial Infome Ibor Respeite as leis e evite multas!
7/05/2021

Respeite as leis e evite multas!

As leis de trânsito foram feitas para garantir a segurança de todos nós, motoristas e pedestres. Ao desobedecê-las, você assume um grave risco não só de levar uma multa, mas também de provocar acidentes. Seja por ignorância, falta de atenção, ou mesmo descaso, muitas pessoas ainda insistem em desrespeitar as leis.

Não basta saber as teorias, é preciso colocar em prática aqueles ensinamentos que todo motorista recebe antes de dirigir qualquer tipo de veículo. Para que você não dê bobeira, a Ibor separou aqui 5 motivos bem corriqueiros que podem te causar uma multa. Veja só!

Dirigir sem o cinto de segurança

Pode parecer algo bem óbvio, mas o óbvio também precisa ser lembrado. Alguns têm o mau hábito de entrar no caminhão e, na pressa, já dá partida sem o cinto. Uma situação banal dessas pode te custar uma multa grave de R$195,23, além de cinco pontos na carteira. 

CNH vencida

Passados 30 dias da data do vencimento da sua habilitação, o motorista já não tem mais permissão para dirigir. Em abril deste ano, a carteira nacional de habilitação sofreu uma alteração quanto à sua validade:

  • Dez anos: para motoristas menores de 50 anos;
  • Cinco anos: para motoristas entre 50 e 70 anos;
  • Três anos: para motoristas com mais de 70 anos.

Fique sempre atento ao prazo de validade de seus documentos para não correr o risco de levar uma multa assim à toa.

Pneus carecas

Quem é flagrado viajando com o pneu careca na estrada pode levar uma multa grave na carteira. Dos males o menor, pois isso pode comprometer a sua segurança ao tentar frear ou fazer alguma manobra e não conseguir fazê-los a tempo. Por isso, não fica adiando a troca dos pneus, essa conta pode vir mais cara depois.

Estacionar em locais proibidos

Isso é mais comum para veículos de passeio, principalmente em centros urbanos onde é difícil achar uma vaga, mas o alerta também é válido para caminhoneiros. Seja para carga ou descarga ou ainda para tirar um cochilo, nunca pare em local proibido. Procure se informar e planeje onde você irá estacionar quando chegar ao seu destino ou em uma parada. Vale lembrar que, no caso de uma emergência, ao parar em um acostamento, você deve sempre colocar o triângulo de sinalização a cerca de 30 passos largos da traseira do seu veículo.

Usar o celular enquanto dirige

Um vício da nossa atualidade que, ao mesmo tempo nos ajuda de diversas maneiras na estrada, também é um perigo para a nossa vida. Não é à toa que usar o celular enquanto dirige é uma infração gravíssima. Seja para trocar de música, assistir um vídeo, mandar uma mensagem ou fazer uma foto, um segundo de distração é o suficiente para que você provoque um grave acidente. Então, não se arrisque!

E aí, viu como pequenas coisas que às vezes você não dá muita atenção (mesmo sabendo que está errado) podem te causar uma multa ou colocar a sua segurança em risco? 

Siga respeitando as leis de trânsito para garantir uma viagem mais tranquila. Já marque compartilhe esse post com os seus colegas para que eles também não deem bobeira!

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛