O que causa pane elétrica?

Você está em Inicial Infome Ibor O que causa pane elétrica?
28/05/2021

O que causa pane elétrica?

Mesmo mantendo a revisão em dia, quem vive na pista sabe que imprevistos acontecem e, nessas horas, saber identificar o problema é o primeiro passo para começar a resolvê-lo.

E um exemplo bem clássico é a pane elétrica. O seu pesado já não responde mais, não acende o farol, nem o rádio liga. É o famoso deu ruim, daqueles que acontece do nada, inclusive enquanto você dirige. Nessas horas, mantenha a calma, ligue o pisca alerta e tente levar o caminhão para o acostamento ou para a pista da direita.

Antes de te mostrar as possíveis causas desse problema, nós vamos te explicar melhor o que é essa pane.

O que é uma pane elétrica?

Basicamente é quando a bateria do caminhão descarrega. Isso acontece porque os equipamentos elétricos começam a gastar mais energia do que a fornecida pelo motor.

Um alerta importante nos dias de hoje é quanto à instalação de acessórios extras ao veículo, como os rastreadores. Pois a bateria é fabricada para fornecer e suportar uma quantidade de energia para os seus componentes originais, mediante a alguma sobrecarga, ela pode ser comprometida ao longo do tempo. 

Como evitar

Diante de uma pane elétrica, muito provavelmente, você vai precisar pedir ajuda para recarregar a bateria ou então ser rebocado. A Ibor listou aqui as principais causas de pane elétrica para você ficar atento e evitar passar por um perrengue desses.

Fusível queimado

Uma pecinha pequena e barata que protege o sistema elétrico. Vale à pena levar sempre um estojinho reserva na boleia de fusíveis para te salvar de uma situação dessas.

Além de uma pane elétrica, um simples fusível pode fazer o seu pesado pegar fogo. Fique atento!

Superaquecimento da bobina

É normal que a bobina aqueça até determinada temperatura por causa da corrente elétrica. Porém, a sobrecarga pode causar pane total. Nessas horas, desligar o caminhão e aguardar a bobina resfriar, pelo menos 10 minutos, pode resolver o problema até que você consiga ir ao mecânico, de fato.

Danos nos chicotes elétricos

São os responsáveis por alimentar o sistema elétrico do veículo. Se eles falham, ocorre a pane, por isso é necessário mandar a revisão sempre em dia para garantir que não haja nenhum erro de conexão, mau contato, ou mesmo um curto circuito.

Ressecamento ou rompimento da correia do alternador

Pelo fato da correia do alternador ser feita de borracha, ela pode ressecar ou mesmo romper, ao longo do tempo. Consequentemente, o alternador para de gerar energia para a bateria, causando pane.

Falha no sistema de injeção eletrônica

Isso é fácil de verificar, olhando apenas no painel de controle do veículo. Se o motor funciona enquanto a luz de sinalização está acesa, o problema não é a injeção, mas se o motor apaga e a luz permanece, o sistema elétrico do caminhão está com problemas. Nesse caso, não é recomendável tentar resolver isso sozinho, é melhor procurar um mecânico de confiança.

Curiosamente, a pena elétrica ocorre muito mais devido ao mau uso do caminhão do que pela falta de manutenção. Por isso, busque se informar sobre o funcionamento do seu pesado e fique atento aos seus sinais. A sua segurança vem sempre em primeiro lugar.

Compartilhe esse post com seus colegas de estrada e evite ficar a pé no caminho por causa de pane elétrica.

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛