Dicas para evitar o desgaste da embreagem

Você está em Inicial Infome Ibor Dicas para evitar o desgaste da embreagem
18/06/2021

Dicas para evitar o desgaste da embreagem

O sistema de embreagem é o que conecta o motorista com o caminhão de fato. Consequentemente, é também o mais acionado, ainda mais quando se  vive nas estradas. Saber usá-lo corretamente é a melhor forma de garantir a sua vida útil. Não é à toa que falam que só pela embreagem é possível saber se você é um bom motorista. 

Antes de te passar algumas dicas básicas sobre como evitar o desgaste dessa peça, a Ibor listou aqui os problemas mais comuns envolvendo essa parte do caminhão. Fique atento aos sinais que o seu pesado dá quando há algo de errado.

 

  • Embreagem travada

 

Se você não consegue engatar a direção de jeito nenhum é porque deu ruim mesmo. Só trocando as peças para resolver isso. 

 

  • Embreagem deslizando

 

Esse é um problema comum que ocorre muitas vezes devido ao excesso de óleo ou graxa nas peças. Fique de olho!

 

  • Ruídos na embreagem

 

Esse é um dos principais indicadores de que você precisa trocar a sua caixa de embreagem. Além do barulho, ao sentir dificuldade para passar a marcha, já não pense duas vezes e providencie logo uma revisão

 

  • Pedal duro

 

Muitos motoristas ignoram isso, mas o problema pode ser grave, viu? Geralmente há algo de errado no cabo da embreagem por falta de lubrificação ou desgaste mesmo. Diante disso, você deve levar o veículo o quanto antes para um mecânico.

O que fazer para evitar o desgaste da embreagem

O segredo da embreagem é usá-la apenas quando necessário. Pequenos hábitos (ou vícios) de direção fazem toda a diferença. Confira as dicas abaixo para saber algumas coisas que você simplesmente deve evitar e garantir assim, o bom funcionamento da sua embreagem 

Não dirija com o pé apoiado na embreagem

Pode parecer muito confortável apoiar o pé esquerdo no pedal enquanto dirige, mas isso é péssimo para a embreagem. Causa um desgaste prematuro no disco, superaquecendo toda a mecânica, correndo o risco de quebrar o sistema – quanto mais pesado o veículo, maior o dano. Por isso, prefira sempre apoiar o pé no assoalho para evitar imprevistos pelo caminho.

Quando parar no sinal, deixe o caminhão em ponto morto e solte o pedal da embreagem

Muitos motoristas têm o costume de deixar a primeira marcha engatada quando param no sinal. Deixe o pesado em ponto morto e poupe o seu disco de embreagem.

Arranque sempre em primeira marcha, e não em segunda ou terceira

Ao tirar o caminhão da inércia, nunca escolha uma marcha mais alta, pois pode prejudicar o motor e a caixa de embreagem. Logo quando se arranca com uma velocidade mais baixa, o pesado pede por uma marcha como a primeira para se adequar à sua potência. 

Use a marcha correta conforme aumenta a velocidade

O motorista deve entender o ponto de combinação entre a rotação do motor e a rotação das rodas na hora de dirigir. E não é difícil, afinal o veículo “grita” se você insiste em manter uma marcha enquanto acelera. Além do mais, qualquer mudança brusca na embreagem irá causar alguns trancos no veículo. Tudo isso contribui para a deterioração da mecânica.

Não acelere sem tirar o pé totalmente do pedal

Um movimento bem rápido que você faz de forma bem automática é manter o pé na embreagem enquanto acelera. Isso desgasta a peça e não há necessidade alguma de se fazê-la. Por isso, após engatar a marcha para acelerar, solte o pedal da embreagem e siga.

Ao acionar a embreagem, pise até o fundo no pedal

Um detalhe bobo que pode preservar a sua embreagem por muito mais tempo. Ao pisar com firmeza, os discos se afastam corretamente permitindo assim o engate da marcha. 

Quando você pisa de leve, a embreagem “escorrega” e isso força a mola de pressão. Portanto, lembre-se de pisar até o fundo.

Viu como é simples cuidar da sua embreagem? Evite passar aperto na estrada e dirija com responsabilidade, o seu pesado agradece! Manter as revisões sempre em dia também é fundamental.

Antes de seguir sua viagem, compartilhe esse conteúdo com seus parceiros de estrada também!

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛