Direção Preventiva – Pratique

Você está em Inicial Infome Ibor Direção Preventiva – Pratique
25/06/2021

Direção Preventiva – Pratique

A maior parte dos acidentes em estrada podem ser evitados pelo motorista, considerando que 90% deles são causados por falha humana: seja por desatenção ou desrespeito à lei.

Quem já é velho de estrada sabe bem como é, e por isso deve sempre praticar a direção preventiva. Como o próprio nome sugere, a ideia é você ter tempo de pensar antes de agir. Diferente da direção defensiva, em que o motorista age por impulso diante de uma situação de risco.

Para você entender isso melhor, nós separamos aqui alguns exemplos de práticas que todos que dirigem devem buscar seguir, principalmente nas estradas. Veja só!

Mantenha-se sempre a uma distância segura do veículo da frente

Nada melhor do que respeitar o seu espaço, o daquele que está à sua frente e dos demais que trafegam com você na estrada. Veículos pesados como caminhões devem ter atenção redobrada em suas manobras.

Não dirija com sono ou cansado

Muito motorista não tem noção do risco que é dirigir com sono ou cansado. Nesse estado, todos os seus reflexos ficam bem reduzidos, ainda mais quando se dirige na calada da noite. É fundamental respeitar os limites do seu corpo e da sua mente antes de encarar uma viagem.

Respeite pedestres e ciclistas

A velha máxima de “gentileza gera gentileza” e “os grandes protegem os pequenos” também é super válida para o trânsito. Por isso, caminhoneiro, tenha sempre atenção e respeito com os demais que estão à sua volta. Qualquer esbarrada com qualquer tipo de obstáculo pode ser fatal.

Não estacione em locais proibidos

Se você sabe que é errado, não adianta contestar. Da mesma forma como quem insiste em parar em frente de garagens. No mínimo você estará sujeito à multa ou, dependendo do local, correndo um grave risco de sofrer ou provocar algum acidente. Por isso, seja racional.

Use o cinto de segurança

A direção preventiva começa antes de você dar partida. Se você espera por mais segurança nas estradas, comece por você. O uso de cinto de segurança deve ser algo automático. 

Evite freadas bruscas

O caminhoneiro deve sempre acionar os freios aos poucos para evitar derrapagens ou paradas mais bruscas.

Tenha cuidado ao trocar de faixa

Você deve aguardar e sinalizar antes de mudar de faixa. Acidentes nesses momentos são bem comuns pelo simples fato do motorista se precipitar (sempre com pressa).

Agora que você já sabe o que é direção preventiva é só colocar isso em prática e cair na estrada. Aproveite e compartilhe essas boas práticas com seus parceiros!

A sua segurança vem sempre em primeiro lugar, não arrisque sua vida por isso!

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛