Como ajustar corretamente os espelhos retrovisores

Você está em Inicial Infome Ibor Como ajustar corretamente os espelhos retrovisores
2/07/2021

Como ajustar corretamente os espelhos retrovisores

Conduzir um caminhão com mais de 30m de comprimento mundo afora não é mole não. Por ser um veículo extenso e muito pesado, o motorista habilitado para desempenhar tal função deve ter sempre bastante atenção em suas manobras.

E um item que indispensável para se dirigir, é o espelho retrovisor. Pode parecer banal, mas imagine ficar sem? Você não consegue ir a lugar algum. A sua segurança e a dos demais que estão na pista com você dependem disso. No entanto, se não estiver regulado da maneira correta, isso também pode trazer riscos.

Por isso, a Ibor separou aqui para vocês algumas dicas importantes sobre como ajustar os espelhos retrovisores do seu caminhão. Veja só!

Laterais

Os espelhos laterais são os principais para que o caminhoneiro se oriente na hora de dirigir. Eles devem estar ajustados de forma que o motorista consiga visualizar a lateral do caminhão e uma parte da estrada, sem precisar virar a cabeça para. É importante que eles estejam alinhados na altura da pista, e não apontados para o alto.

Frontais

Um item opcional que ajuda muito a eliminar os pontos cegos, os espelhos frontais são bem úteis na hora de manobrar e estacionar o pesado. 

O ideal é posicioná-los na parte superior externa da cabine para que o motorista tenha uma visão ampla da frente do caminhão, evitando assim riscos de acidentes, principalmente na cidade, onde a circulação de pedestres, ciclistas e motociclistas é maior.

Auxiliares

O famoso “olho de boi”, que são pequenos espelhos convexos instalados na parte superior dos retrovisores normais ou na parte superior externa da cabina, é mais uma solução para amenizar os pontos cegos, especialmente do lado direito do veículo.  Eles podem ser ajustados para a direção da carga ou das rodas quando for manobrar, ou apenas ampliar a sua visibilidade da estrada.

Vale sempre ressaltar que os espelhos devem ser ajustados antes de dar partida com o caminhão. No caso de veículos articulados, as carretas devem estar alinhadas no momento da regulagem, viu?

Mesmo contando com todos esses espelhos, ainda podem existir pontos cegos para o motorista. Então, antes de fazer qualquer ultrapassagem, mudança de faixa e curvas, sinalize antes com os faróis e mantenha toda a sua atenção no espaço em volta, olhando sempre os retrovisores.

Anotou as dicas aí? Compartilhe então com os seus parceiros de estrada para que eles fiquem atentos também! Faça a sua parte e dirija com responsabilidade!

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛