4 tipos de problemas que o excesso de carga pode gerar

Você está em Inicial Infome Ibor 4 tipos de problemas que o excesso de carga pode gerar
9/07/2021

4 tipos de problemas que o excesso de carga pode gerar

O caminhão é um veículo pesado por natureza, feito justamente para suportar o transporte de cargas, porém tudo tem o seu limite. A ideia de querer aproveitar uma só viagem e sobrecarregar o caminhão é totalmente equivocada. Muitos motoristas não fazem ideia do perigo que correm ao fazerem isso, além de estarem infringindo as leis de trânsito.

Para não cair nessa roubada, a Ibor listou aqui alguns exemplos de danos que essa prática ilegal pode causar.

1) Compromete a mecânica do caminhão

Não há pneu que aguente uma sobrecarga de peso. E não só o pneu, mas toda a mecânica do caminhão que, quando ultrapassa os seus limites, não funciona direito e sua vida útil reduz drasticamente. Há um desgaste enorme no sistema de suspensão, e os freios já não dão conta direito de parar o veículo. Imagine só um perigo desses na estrada?

2) Aumenta as chances de tombamento

A estabilidade do caminhão com sobrepeso fica beeem comprometida, principalmente ao entrar numa curva ou em manobras delicadas. Vale considerar ainda o número de eixos, a distância entre cada um e o centro de gravidade do veículo para saber distribuir o peso da carga de maneira uniforme e segura.

3) Danifica as estradas

Certamente, um dos fatores agravantes das más condições de nossas estradas é o excesso de carga transportada pelos caminhões. Com o sobrepeso, o impacto do caminhão sobre o solo é muito maior e forte do que em seu estado normal. Consequência disso são os buracos, desníveis e rachaduras que a gente encontra em todos os cantos do país, gerando riscos graves para todos que circulam por essas rodovias. Sem contar que tudo isso te obriga a dirigir mais devagar, atrasando sua viagem. 

4) Gera mais poluição

O excesso de carga implica diretamente no aumento da queima de combustível que, consequentemente, emite mais gases poluentes na atmosfera. Mas faz para o meio ambiente e para o seu bolso. Por isso, seja consciente!

Viu que é pura ilusão tentar economizar tempo e dinheiro sobrecarregando o caminhão com um peso além da sua capacidade, né? O prejuízo material é o menor de todos se comparado à sua vida. Por isso, respeite as leis de trânsito e viaje com segurança sempre!

Compartilhe esse conteúdo com os seus parceiros de estrada também para eles ficarem ligados sobre isso!

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛