Estrada de terra: tenha mais cuidado!

Você está em Inicial Infome Ibor Estrada de terra: tenha mais cuidado!
26/07/2021

Estrada de terra: tenha mais cuidado!

Encarar desafios nunca foi um problema para quem vive nas estradas. Para quem ama dirigir então, tira de letra qualquer pista que surge pela frente. A maioria de nossas rodovias são bem precárias e, por isso, a gente precisa sempre ter mais cuidado quando viaja. Porém,  quando se trata  de estrada de terra, deve-se ter ainda mais atenção, mesmo se você já estiver acostumado, o impacto para o caminhão é maior, assim como os riscos. 

Para que você siga a sua viagem em chão de terra bem tranquilo e sem imprevistos, fique atento às dicas que a Ibor separou abaixo!

Respeite a velocidade máxima permitida

Nunca é uma boa ideia dirigir com velocidade alta em uma pista de terra, pressa aí é uma coisa que não existe. Muitas vezes, essas estradas são mais estreitas ou, senão, de mão única, o que já exige que o motorista dirija mais devagar. Além disso, o pneu tem baixa aderência com a terra o que aumenta as chances de derrapagens ou perda do controle de direção. 

Confira as condições dos pneus e lembre-se de calibrá-los antes

O seu pneu precisa estar bem estável e em boas condições para suportar o tranco de uma viagem no chão de terra. Talvez essa seja a prova real de que os pneus estão bons mesmo, principalmente se estiverem calibrados corretamente. É um detalhe que muitas vezes passa batido, mas faz toda a diferença nessas horas. Importante lembrar ainda que, após a viagem, deve-se conferir novamente as condições dos pneus, viu?

Cuidado com as pedras na terra

Onde tem terra, tem pedra! Então se prepare para tentar desviar o seu pesado delas. Muitas são inevitáveis, mas outras, vale o esforço para evitar que, além dos pneus, alguma outra peça seja danificada.

Nunca pare na lama

Esse, provavelmente, é um dos grandes pesadelos de todo caminhoneiro: atolar na lama. Os riscos são altos, por isso, se choveu antes ou começar a chover, muita calma nessa hora! É possível que haja um buraco ou alguma pedra ali por baixo que pode danificar o pneu, fora os riscos de derrapar. Mantenha a calma e seja cuidadoso! 

Atenção nos momentos de curvas e descidas para evitar derrapagens

Qualquer manobra mais brusca pode ser como um sopro para o seu caminhão numa estrada de terra. Ainda mais considerando todo o seu peso, o momento de curvas e descidas exige um certo controle das marchas e do freio para evitar que o veículo derrape ou tombe. E, claro: mantenha a velocidade baixa!

Utilize o freio suavemente

Manter uma direção segura na pista de terra é tentar achar um equilíbrio a todo o instante. E o freio nessas horas é fundamental, porém, você deve acioná-lo com cuidado e leveza. O atrito do pneu com a terra já é menor, se fizer algum movimento radical, o risco de derrapagem será alto.

Todos os dias as estradas ensinam algo novo e importante para a gente. E, por mais que ouvimos histórias e conselhos, só mesmo praticando para aprender.

Nada melhor do que buscar sempre olhar o lado bom das coisas. Vai encarar uma estrada de chão batido hoje? Já dá o play naquele modão sertanejo bem raiz que a gente gosta pouco e curta a viagem com calma, sem pressa, apreciando a paisagem!

Marque aqui aquele parceiro que adora desbravar o interior e viver de aventuras!

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛