Como saber a hora de trocar os freios

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6/08/2021

Como saber a hora de trocar os freios

Já parou para pensar na força que os freios precisam fazer para conseguir parar um caminhão de toneladas? Não é pouca, não, viu? Se for observar bem, é um sistema simples que fica acoplado às rodas que responde quando aciona-se o pedal. Sendo parte fundamental na direção, é natural que haja um desgaste dos freios ao longo do tempo.

Dificilmente ele vai “parar” assim do nada. O pesado sempre dá sinais quando algo começa a falhar. E com o freio não é diferente. Para você ficar atento a isso, a Ibor listou aqui alguns exemplos bem comuns de que chegou a hora de trocar os freios do caminhão. Veja só!

Ruídos agudos 

Essa é a maior prova de que os veículos falam com o motorista – ou melhor, gritam! Se no momento da frenagem você ouvir um ruído mais agudo, que vai se intensificando cada vez mais, pode conferir que as pastilhas do freio estão gastas.

Trepidações

Ao acionar os freios, se você sentir trepidações leves no volante, não ignore. Muito provavelmente as pastilhas e as lonas podem estar com alguma irregularidade nas superfícies – seja um encaixe incorreto ou desgaste mesmo das peças.

Luzes no painel

Um dos primeiros sinais de que há algo de errado com o seu caminhão aparece no painel. No caso dos freios, além da luz do freio de mão, existe também a luz que sinaliza quando o  nível do fluido de freio está baixo, ou um possível desgaste da pastilha. Em alguns veículos mais modernos, há uma outra luz independente só para fazer esse alerta. Por isso, fique de olho e evite permanecer rodando com o caminhão com essas luzes acesas no painel, não é seguro!

Rigidez no pedal

Com o tempo, pode acontecer de as pastilhas perderem o contato com os discos, dificultando a frenagem. Outra possibilidade também é a de haver algum vazamento do fluido de freio. Isso tudo deixa o pedal duro, exigindo do motorista uma força maior na hora de acioná-lo até chegar ao ponto do freio não responder mais ao comando. 

 Espessura das pastilhas

Depois de notar todos esses sinais, leve o seu veículo ao mecânico e confira a espessura do disco de freio. O ideal é que ele não seja inferior a 2mm (consulte orientações do seu fabricante, por via das dúvidas), pois senão, a pastilha irá provocar muito mais atritos, devido ao desgaste, comprometendo todo o sistema de frenagem. Neste caso, só trocando mesmo o disco!

Viu que um problema nos freios não tem como passar despercebido, né? A qualquer indício desses, procure o mais rápido possível um mecânico para evitar que você corra riscos na estrada. A sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar!

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