A importância da 5ª roda

Você está em Inicial Infome Ibor A importância da 5ª roda
20/08/2021

A importância da 5ª roda

Embora muitos caminhoneiros tirem isso de letra, transportar toneladas de cargas em nossas rodovias não é moleza não. Muitas coisas precisam acontecer e funcionar ao mesmo tempo para que dê tudo certo. Além do motorista dirigir com prudência, algumas peças são fundamentais para reforçar a sua segurança e a do seu pesado.

Um exemplo é a quinta roda! Muitos condutores nem sabem para o que exatamente serve, mas acredite: ela é de suma importância. A quinta roda nada mais é do que uma  placa redonda responsável por fazer a ligação entre o eixo da frente e a carreta, trazendo mais flexibilidade e facilidade ao caminhão na hora de fazer curvas.

A Ibor separou aqui algumas dicas básicas para você ficar sempre atento às condições da quinta roda do seu veículo.

Qualidade

Ao trocar por uma peça nova, verifique se é certificada pelo Inmetro. Isso, na verdade, vale para qualquer produto relacionado a algum veículo. É a sua segurança que está em jogo, por isso, não se arrisque tentando fechar um negócio mais barato que não tem qualidade e, portanto, não é confiável.

Lubrificação

É importante criar uma rotina de aplicar graxa nova na quinta roda, semanalmente ou sempre que trocar a carreta rebocada, para mantê-la lubrificada. Vale lembrar que deve-se remover antes a graxa velha para então aplicar a nova, ok?

Compatibilidade do modelo com aplicação

Hoje em dia há diversos modelos de quinta roda que servem para diferentes tipos de aplicações no caminhão. A de 2 polegadas, por exemplo, é ideal para carretas LS ou bitrem que rodam em rodovias, enquanto a de 3,5 polegadas, deve ser aplicada em carretas tritrem. Procure saber antes qual peça é compatível com a sua carga a ser transportada.

Manutenção

A quinta roda também tende a sofrer um desgaste ao longo do tempo, principalmente quando o caminhão roda em estradas com condições mais precárias. Sempre que for ao mecânico, lembre-se de fazer uma revisão também na quinta-roda. Além disso, fique de olho nas travas: pode acontecer delas se afrouxarem entre uma viagem e outra com a rotina de acoplamento e desacoplamento da carreta.

A quinta roda serve ainda para evitar possíveis tombamentos e contém o movimento da carreta de forma que ela não passe por cima da cabine em determinadas manobras.

Viu como essa peça é super importante para a sua segurança, né? Fique atento a todos esses cuidados que citamos para não se colocar em situações de perigo.

Compartilhe o conteúdo com os seus colegas de estrada para que eles também viagem com segurança!

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛