Cuidados com o extintor do seu caminhão

Você está em Inicial Infome Ibor Cuidados com o extintor do seu caminhão
17/09/2021

Cuidados com o extintor do seu caminhão

Todo veículo de carga deve conter um extintor de incêndio na validade e em boas condições. É item obrigatório e super importante para a segurança do motorista nas estradas. Porém, tem motorista que nem lembra que ele existe, e na hora do aperto, quando precisa, percebe que o extintor passou da validade ou não está carregado.

Geralmente ele fica escondido sob o seu banco, ou embaixo do painel, na lateral, mas isso não pode ser uma desculpa para esquecê-lo. Confira essas dicas que a Ibor separou para vocês ficarem mais atentos a isso.

– Selo INMETRO

Ao comprar um novo extintor, confira se o mesmo é certificado pelo INMETRO. Fique de olho nas ofertas muito baratas e não aceite modelos sem esse selo. É a garantia para a sua segurança.

– TIPO ABC

O seu extintor veicular deve ser do tipo ABC. Isso significa que ele será capaz de apagar chamas de materiais: 

A: coisas sólidas, como papel, madeira, tecidos, estofados.

B: líquidos e gases inflamáveis, como combustíveis.

C: equipamentos elétricos, como baterias e fiações.

– Acondicionamento

O extintor deve estar guardado de modo seguro dentro da boleia. O ideal é que ele fique acondicionado em um local de fácil acesso, como embaixo do banco. E lembre-se: nunca deixe o objeto guardado dentro de um plástico – numa emergência, isso pode atrapalhá-lo.

– Extintores próprio para caminhões

É importante saber que há um extintor específico para caminhões, portanto, o modelo disponível para automóveis não serve para ocorrências em seu pesado. 

Condições da embalagem

Verifique se o seu extintor não está amassado, enferrujado ou com o lacre rompido. Isso pode comprometer.

Pressão Interna

Na parte de cima do extintor tem um reloginho chamado manômetro que serve para medir a pressão interna do objeto. O correto é o ponteiro indicador ficar sempre na faixa verde. Fique atento!

Anotou todas as dicas? São pequenos detalhes assim que garantem a sua segurança em situações de perigo. Por isso, sempre que for levar o seu pesado ao mecânico, lembre-se de incluir o extintor de incêndio nas revisões. 

Antes de partir, compartilhe esse post com os seus parceiros de estrada e boa viagem

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛