Ibor: Unidos pela economia do país

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27/11/2020

Ibor: Unidos pela economia do país

Você já parou para pensar que quase tudo o que você coloca no prato para comer, ou pega no armário todos os dias para se vestir e calçar de manhã cedo, chegou até você através de um caminhão?

Boa parte do que consumimos no nosso dia a dia é transportado por milhares de caminhoneiros que rodam por todos os cantos para abastecer supermercados, lojas, farmácias, hospitais, postos de combustíveis, e por aí vai. Um segmento totalmente indispensável para a economia de nosso país, a Ibor tem muito orgulho de quem percorre o Brasil afora, enfrentando todas as adversidades, e fazem isso com paixão. 

Mesmo durante a pandemia, os caminhoneiros integram o grupo de trabalho que não pode parar, porém, segue respeitando as medidas básicas de prevenção à Covid-19. Veja as informações que separamos abaixo para você sobre essa realidade do transporte rodoviário em nosso país.

Você sabia que…

Quase 60% das cargas transportadas no Brasil são feitas por terra, nas rodovias 

Essa realidade de compara à duas potências mundiais: China (50%) e Rússia (43%) – segundo dados da Confederação Nacional do Transporte – CNT. 

Outros 20,7% dos insumos são feitos pelas ferrovias, 13,6% pelo transporte aquaviário, e apenas 0,4% via aéreo. 

Dos 1,7 milhões de km de rodovias no território nacional, apenas 12% é asfaltado

Embora seja o meio de transporte mais simples e eficiente que move o nosso país, as condições das estradas ainda deixam a desejar. Por isso, nós reforçamos sempre com os nossos motoristas a importância de respeitar as leis do trânsito, os limites de velocidade para não colocar a sua segurança em risco.

Em 2019, foram contabilizados 45,9 milhões de veículos circulantes pelo Brasil

Nesta soma, em que os caminhões representam o número de 2 milhões, também são considerados automóveis, comerciais leves e ônibus, conforme relatório da Frota Circulante, divulgado neste ano pela Sindipeças. A grande maioria desses veículos estão concentrados principalmente em 5 estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A maioria dos caminhoneiros profissionais tem em média 44 anos

Segundo a CNT, 99,5% dessa categoria é formada por homens com mais de 44 anos de idade, com a experiência de quase 20 anos na profissão. 

Determinadas cargas só podem ser transportadas em algumas regiões dentro de horários específicos

Quem já é caminhoneiro conhece bem essa regra, né? Veículos muito pesados ou longos devem pesquisar o seu  percurso antes de viajar para não passar aperto e ser multado. Alguns centros ou trechos urbanos estabelecem horários para esses grandalhões trafegarem nas vias, garantindo assim a segurança dos demais veículos, e evitando  engarrafamentos. Em caso de cargas perigosas, o motorista também deve ficar atento às restrições de locais de circulação.

A responsa é grande mesma, viu? E os desafios também! Mas saber o quanto nós contribuímos com a economia do nosso país e, de alguma forma, conseguir esse reconhecimento das autoridades é muito importante para a gente que luta dia e noite pelas estradas, longe de casa e da nossa família. 

Compartilhe esse post com os seus colegas que também seguem na linha de frente nesta missão de abastecer algumas centenas, milhares de cidades por esse mundão.

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