EPI´s para caminhoneiro: O que você precisa saber

Você está em Inicial Infome Ibor EPI´s para caminhoneiro: O que você precisa saber
23/04/2021

EPI´s para caminhoneiro: O que você precisa saber

O transporte rodoviário é responsável pela distribuição de quase 60% dos mais diversos tipos de cargas em nosso país. Graças aos milhares de caminhoneiros que rodam por todos os cantos, mesmo durante a pandemia, nossos mercados, hospitais, farmácias e todo o comércio se mantêm abastecidos. 

Para realizar tal missão, esses motoristas devem estar atentos à sua segurança não só enquanto dirigem, mas também nos serviços de carga e descarga, além das inspeções. É por isso que, em determinadas situações, o caminhoneiro precisa utilizar  Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Nós, da Ibor, listamos aqui para vocês os principais acessórios que você deve sempre usar quando for exposto a algum risco. Veja só!

Luvas

Super importante e provavelmente um dos equipamentos mais comuns, as luvas devem ser utilizadas para manusear cargas perigosas ou que possam queimar, cortar suas mãos, e ainda para apertar as cintas.

Protetor auricular

Embora alguns achem besteira proteger os ouvidos porque não sentem o incômodo na hora, mas a longo prazo podem ter sérios problemas. O protetor auricular deve ser utilizado em  locais com muitos ruídos, vento ou demais circunstâncias que possam prejudicar sua audição. Lembrando que o motorista não deve usá-lo enquanto dirige, ok?

Colete luminoso

Acessório importante para quem trabalha à noite, tanto dentro do caminhão quanto fora – seja por motivo de pane, descarga ou pausa. Conforme o nome já sugere, o colete luminoso reflete a luz dos faróis, evitando assim atropelamentos e outros acidentes.

Capacete

Protege a sua cabeça contra a queda de objetos em locais com riscos de algo despencar sobre você. Vale a pena ter um com você na boleia para utilizar em operações de carga e descarga que envolvem grande movimentação de objetos.

E aí, qual EPI que você costuma usar mais no seu dia a dia? Vale destacar que a utilização desses equipamentos não é orientação, é lei. Por isso, fique atento às condições do seu local de trabalho e proteja-se sempre!

Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com o seu parceiro de estrada também, viu?

Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛